FacebookPixel
NOTÍCIAS DO MERCADO IMOBILIÁRIO, CONSTRUÇÃO CIVIL & ARQUITETURA, VISTOS E TURISMO
Voltar \ VOCÊ SABE O QUE É ETICS?

VOCÊ SABE O QUE É ETICS?

22 out 2019
VOCÊ SABE O QUE É ETICS?
Construção Civil, Opinião
Existem mais diferenças nos processos e técnicas construtivas entre Brasil e Portugal do que podemos imaginar, principalmente quando se trata de alvenarias. Fizemos um resumo, para um melhor entendimento e dividimos com vocês!

O Brasil tem uma forma de construir bem característica que se difere muito dos outros lugares pelo mundo. Transformou-se ao longo dos anos, porém a base continua sendo o tijolo de barro, com reboco ou emboço para acabamento interno e externo. Com proteção térmica suficiente para as zonas centrais ou norte que são mais quentes o ano todo, acabaram por se tornar pouco eficientes para regiões mais frias como o sul do Brasil.
 
Portugal tem uma história de colonização (ou ocupação) mais antiga, medieval.  Como forma de manter o isolamento interno nos períodos de inverno rigorosos a base construtiva foi a pedra. Utilizavam pedras grandes e pesadas com grandes espessuras, que chegavam em alguns casos, a 1 metro de espessura.

Entendendo que a historia dos dois países foi e é diferente, mesmo com momentos de troca de informações ao longo dos anos, onde queremos chegar quando falamos de ETICS?
 
A construção civil portuguesa evoluiu de forma geral nos últimos anos, e um pouco mais que a brasileira, quando o assunto é construção simples (a forma mais comum de construção da população). Aqui em Portugal é comum a utilização de um sistema estrutural em concreto armado ou “betão” (como é chamado por aqui), e fechamento com tijolos de barro com um isolante externo apelidado de “capoto”, corretamente denominado ETICS (External Thermal Insulation Composite Systems).
 
O sistema ETICS é composto de revestimentos térmicos constituídos por placas de poliestireno expandido (EPS) fixas ao paramento exterior da parede com cola e fixações mecânicas, posteriormente revestidas por um reboco delgado, aplicado em várias camadas em geral de ligante misto armado com uma ou várias redes de fibra de vidro e protegido por um acabamento geralmente de ligante sintético.
 
 
Características do sistema ETICS:
 
- Boa resistência térmica, melhor custo beneficio.
- Boa aderência, mecanicamente compatível com argamassas do mercado em geral.
- Baixa permeabilidade à água por capilaridade ou sob pressão.
- Resistência mecânica adequada à ações a que está sujeito.
- Boa elasticidade transversal para eventuais deslocamentos diferenciais entre as placas e o revestimento final reduzindo potenciais fissuras.
 
No Brasil ainda não se constrói com tanta eficiência, não se usam técnicas de isolamento térmico e gasta-se muito com sistemas complementares de refrigeração e/ou aquecimento. O sistema de concreto armado e fechamento com alvenaria de tijolos de barro e argamassa comum ainda é o mais utilizado.
 
 
Estamos em 2019, onde há tecnologia suficiente para construir edifícios com grande eficiência energética e ainda construímos casas como antigamente! No próximo post falaremos dos métodos mais sustentáveis de construção pelo mundo.

 
Bons investimentos!
 
 
 
Otto Ericksson é Arquiteto, graduado pela Universidade Federal do Rio de janeiro, pós graduado em arquitetura hospitalar e de saúde, gerente comercial na @ercosrj  e diretor de arquitetura na @awanttprime.


Fontes e referências:
 

• INFORMAÇÃO LEGAL: Direitos de autor © PRAWANTT ENGENHARIA E PROJETOS LDA. • A NOSSA RESPONSABILIDADE: a informação contida neste artigo não é exaustiva. Apesar dos nossos esforços, pode não estar correta ou não estar atualizada, ou pode não ser aplicável em situações específicas. Não assumimos, em caso algum, a responsabilidade por incorreções ou omissões, e quaisquer decisões que sejam tomadas com base nesta informação são da exclusiva responsabilidade de quem as toma. Nem a PRAWANTT ENGENHARIA E PROJETOS LDA nem qualquer uma das empresas do Grupo AWANTT é responsável por quaisquer consequências ou outras perdas ou danos diretos, indiretos ou específicos provenientes do acesso ou utilização deste material, nem de qualquer informação contida nele. As dúvidas que o leitor venha a ter deverão ser endereçadas para o seguinte endereço de email, a saber: atendimento@awanttprime.pt. • DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL: Todo o conteúdo do presente artigo é propriedade intelectual da PRAWANTT ENGENHARIA E PROJETOS LDA. Os textos, imagens, ilustrações, fotografias, marcas e outros elementos da PRAWANTT ENGENHARIA E PROJETOS LDA, estão protegidos pela lei Portuguesa, ao abrigo do Código do Direito de Autor e Direitos Conexos, do Código da Propriedade Industrial e demais legislação aplicável, bem como por tratados internacionais, copyrights ou marcas registadas. É proibida qualquer cópia, reprodução, difusão, publicação ou qualquer uso comercial ou não comercial, de qualquer conteúdo, com exceção dos usos livres autorizados por lei, desde que se identifique como fonte de origem o site da AWANTT PRIME. O utilizador/titular de dados poderá, contudo, copiar conteúdos exclusivamente para uso pessoal, mantendo-se a PRAWANTT ENGENHARIA E PROJETOS LDA como titular dos direitos de autor. • POSSE DAS MARCAS: todas as trademarks, logos e trade names, são propriedade da PRAWANTT ENGENHARIA E PROJETOS LDA  ou de outras empresas do Grupo AWANTT quando assim indicado. Não se poderá reproduzir, fazer o download ou de qualquer forma utilizar essas trademarks, logos ou trade names sem o consentimento prévio por escrito do legítimo proprietário. • NOTA LEGAL: clique no link no rodapé desta página para ler a nossa Política de Privacidade.
 
Veja Também